Plano ASBAF: Com você em todos os ciclos da vida!

Atendimento : Seg a Sex. 08:30 - 18:00 | Sab. 08:30 - 12:00
  Tel : 54 3232.0000

Depressão: Você Não Está Sozinho!

 

Dor, desencanto pela vida, sentimento de culpa, distúrbios do sono e do apetite, tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. Cuidado! Esses são alguns dos sintomas da depressão.

Conhecida como doença do século, a depressão tem tratamento e precisa de acompanhamento para que todos esses sintomas possam ser eliminados da sua rotina aos poucos.

Com o acompanhamento profissional é possível lidar com todas essas questões e enxergar uma luz no fim do túnel.

Você pode contar com ajuda!

 

Depressão: Quando Procurar Ajuda?

 

O mesmo não acontece quando se trata de uma depressão. A tristeza prolongada, sentimentos ruins e de falta de vontade de viver, que perduram por semanas não são normais e precisam de ajuda!

Mesmo que você saiba bem quando tudo começou ou simplesmente não saiba porque se sente assim, é preciso procurar ajuda médica para colocar um ponto final nesses sintomas de sofrimento e angústia.

A depressão tem tratamento e o ideal é procurar por um psiquiatra e psicólogo que possam conduzir seu tratamento de modo que a depressão seja tratada em todos os aspectos.

Ao fazer terapia, naturalmente é possível identificar pontos que precisam ser trabalhados para contribuir com o sucesso do tratamento.

 

Preconceito e Depressão

 

Infelizmente, a sociedade ainda é repleta de preconceitos com relação às doenças de ordem psíquica. No entanto, isso não pode te impedir de buscar ajuda!

O acompanhamento profissional para o tratamento da depressão é fundamental, visando restabelecer sua qualidade de vida através de terapia e medicamentos.

Muitas vezes se manter no tratamento também é difícil, por isso, o ideal é que você conte com uma rede de apoios de amigos e familiares que você sabe que serão capazes de te ajudar nos piores dias da depressão.

Essa é uma doença de altos e baixos e que precisa ser tratada como tal. Por isso, ter o suporte de pessoas próximas é sempre importante.

O ideal nesse caso, é buscar a ajuda de pessoas que você sabe que pode confiar, que te cercarão de cuidados e atenção nos dias em que a depressão te impede de ir sozinho ao psiquiatra porque lhe faltam forças.

O sentimento de estar lutando sozinho é de fato muito presente na depressão, mas não precisa ser assim!

Ao se cercar das pessoas que gostam de você e contar com a ajuda profissional, esse sentimento de solidão e desesperança tende a desaparecer aos poucos.

Se você não tem apoio em casa ou de amigos, a ajuda profissional será ainda mais importante no seu tratamento.

 

É Preciso Persistir no Tratamento

 

Uma das grandes dificuldades do tratamento da depressão é que quando existe a necessidade de usar medicamentos, muitos pacientes acabam não consumindo os remédios como deveriam.

Isso acontece porque a medicação pode demorar algumas semanas para começar a surtir efeito, mas, infelizmente, os efeitos colaterais são comuns e geralmente chegam antes de surtirem resultados positivos.

No entanto, persistir e continuar tomando os medicamentos prescritos pelo psiquiatra é fundamental para recuperar seu bem-estar e saúde emocional.

Mesmo que para isso você não possa contar com a ajuda de um familiar ou amigo, converse com seu psiquiatra sobre os efeitos colaterais e como se sente a respeito disso.

A orientação médica é fundamental para verificar se o remédio precisa ser trocado ou se deve insistir em seu uso, nunca pare o tratamento por conta própria.

O acompanhamento médico e psicológico é fundamental para o tratamento desta doença. Lembre-se: Você não está sozinho, conte conosco!